CULTO RACIONAL


(LER O TEXTO DE ROMANOS 12)

ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

No antigo testamento eram oferecidos sacrifícios ao Senhor nestes sacrifícios diferentes tipos de ofertas eram apresentadas no altar, havia cinco tipos de sacrifícios, dentre eles três eram ofertas de “Ato voluntário” onde animais e ou cereais eram oferecidos. O 1° “Holocausto” era de animais e expressava devoção, dedicação e entrega total a Deus; O 2° “Oferta de cereal” eram oferecidos grãos, azeite, pães (sem fermento) e sal, era o reconhecimento da bondade e providencia divina; O 3° “Oferta de Comunhão” era oferecidos animais e variedades de pães, era um ato voluntário de adoração; ações de graças e comunhão e incluía uma refeição comunitária.

Diferente do antigo testamento que ofereciam criaturas irracionais e alimentos nos sacrifícios, hoje segundo o ensino de do apostolo Paulo nós somos este sacrifício e somos sacrifício vivo e racional, ou seja, com inteligência e total conhecimento do que estamos fazendo, pois existem motivos claros que devem impulsionar nossa adoração.

Comparando os tipos de sacrifícios voluntários acima e o texto de Paulo aos Romanos vemos que nossos corpos devem ser oferecidos em sacrifício não somente como atos físicos como jejum e oração etc. Estes são sacrifícios muito importantes na nossa vida cristã, porem o sacrifício puro e santo engloba uma vida dedicada em obedecer aos ensinamentos de Jesus e cumpri-los no nosso dia a dia na convivência com o nosso Deus e nosso próximo. “I Samuel 15:22 Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.”

Por isso Paulo nesta passagem bíblica nos ensina a moldar nossa vida com atos realmente de caráter cristão, e inicia com um apelo “Rogo-vos...que apresenteis vossos corpos em sacrifício” ou seja nossa VIDA onde quer que nosso CORPO esteja em casa, no trabalho, na escola etc. que seja um altar de ofertas agradáveis ao Senhor, e em seguida relata uma lista de atitudes que demonstram tais sacrifícios agradáveis,: a unidade cristã (v 5), o cuidado com o ministério que ele tem nos dado(vs 6,7 e 8), o amor ao nosso próximo (vs 9,10), no fervor do servir ao Senhor (v 11) na integridade nas nossas atitudes ( v 17 ), ,na alegria, paciência, perseverança e na oração (v 12), na hospitalidade (v 13),no perdão (vs 14, 17a, 19 e 20a), no cooperativismo e companheirismo (v 15), na união e na humildade (v 16), na pratica do bem ( até aos nossos inimigos) (v 20a), e na honestidade (v 21) etc. Na verdade não foi este sacrifício que Jesus tanto nos ensinou enquanto esteve aqui neste mundo? Não foi movido pelo seu grande amor que ele se ofereceu por nós? E enquanto aqui esteve não cumpriu toda a lista acima e nos recrutou a seguir seus ensinos?
No antigo testamento mesmo com todo ritualismo os sacrifícios tinham um ensino moral e até mesmo de atitude social em apresentar um tipo de comportamento que Deus queria que o povo dele tivesse para demonstrar as nações em redor que eles eram diferentes em seu agir, porque eram um povo exclusivo e de atitudes corretas afinal eram o povo de DEUS.

Quanto mais hoje que Cristo nos libertou dos rituais abrindo através do seu sacrifício vicário o Total acesso com Deus para recebermos através do espírito santo comunhão e poder para viver- mos uma vida espiritual estruturada e sadia, devemos então nos apresentar diante deste mundo como homens e mulheres espirituais cumprindo a palavra de Deus e sendo luz para que através de um testemunho verdadeiramente Cristão ganhemos vidas para o Senhor JESUS este é maior sacrifício que ele requer , a demonstração da mudança de vida que Ele fez em nós e com certeza fará em todo aquele que através do nosso testemunho de vida se chegará a Ele.

Seja grato demonstrando em sua vida cristã que você sabe oferecer um sacrifício vivo puro santo e agradável ao Senhor, e se você gosta de fogo observe o versículo 20 que diz “porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.”

Pr. Flávio Vieira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário