MANUAL DE INSTRUÇÕES


JOSUÉ 1: 6-8
Quando uma pessoa compra um equipamento eletro-eletrônico, a primeira coisa que ela quer fazer é ligar seu aparelho para vê-lo funcionando, pois foi com esta finalidade que ele foi comprado. Porém, é necessário que o novo e feliz proprietário atente para alguns cuidados que vêm expressamente em uma parte específica do bem: - LEIA ATENTAMENTE O MANUAL DE INSTRUÇÕES ANTES DE LIGAR O APARELHO.

Isso é um balde de água fria para a pessoa que está ansiosa em usar o seu micro-sistem, micro-ondas ou qualquer outro produto similar, além do mais só o fato de olhar para aquele livreto (às vezes livrão) que é o manual de instruções, causa-lhe desânimo.

Muitos por acharem que conhecem suficientemente o equipamento, desprezam a leitura de manual e aventuram-se por seus próprios conhecimentos e de repente, se vêm obrigados a ler nas instruções a relação de assistências técnicas autorizadas, para consertar o aparelho novinho que ele mesmo danificou. Solicita a garantia e descobre que esta não abrange problemas derivados de uso indevido e pensa que melhor seria ter observado as normas descritas no manual.

Assim para o cristão é a PALAVRA DE DEUS. Muitos querem usufruir as bênçãos de DEUS por seus próprios conhecimentos, sem atentar para o maravilhoso manual de instruções que o próprio DEUS deixou para nós. Nela estão registradas normas de conduta para uma vida inteira de bênçãos na terra e a vida eterna de bênçãos nos céus. Aquele que ler a BÍBLIA e fizer dela seu manual irá bem, pois não há sabedoria no mundo além da BÍBLIA, que possa fazer o ser humano viver uma vida realmente digna.

Josué já era bem experiente quando começou a liderar o povo de Israel. Por muitos anos ele ajudou Moisés em diversas situações em que fora solicitado. O povo de Israel peregrinou por 40 anos no deserto e durante todo esse tempo Josué estava ao lado de Moisés, ele foi comandante de exército que pelejou contra os amalequitas (Ex 17: 8-10); foi um dos espias para Canaã, entre outras tarefas. Demonstrava estar bem preparado para tomar suas próprias decisões no comando geral daquele povo, porém ele não confiou em seu preparo e preferiu ouvir a voz do SENHOR, que lhe disse: “NÃO APARTE DA SUA BOCA O LIVRO DESTA LEI; MEDITA NELE DIA E NOITE PARA QUE TENHAS CUIDADO DE FAZER TUDO O QUE NELE ESTÁ ESCRITO. ENTÃO FARÁS PROSPERAR O TEU COMINHO E SERÁS BEM SUCEDIDO”.
Pr. Flávio Vieira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário